Saturday, August 08, 2009


ELIANA PRINTES

CHICO CESAR

Show realizado no Teatro Rival Petrobrás em 2009 /Rio de Janeiro-RJ

SE CHOVESSE VOCÊ
(Autores: Adonay Pereira /Eliana Printes /Eliakin Rufino)

Se você fosse lua
Dormiria contigo na praia
Entraria contigo no mar
Choraria o teu minguante
Seguiria o teu crescente
Habitaria teu luar

Se você fosse sol
Eu seria girassol
Tua luz seria meu farol
Amaria teu calor
O teu fogo abrasador
Queimaria por amor

Se você fosse vento
Queria você todo momento
Pra enrolar meu cabelo
Levantar a minha blusa
Arrancar-me um suspiro
Ser o ar que eu respiro

Se você fosse chuva
Eu me deixava molhar de prazer
Dançava na rua pra ter
Minha roupa bem molhada
Minha alma encharcada
Se chovesse você

Wednesday, August 05, 2009

Uma boa noticia

Comissão aprova projeto de lei que dá isenção para CDs e DVDs

Se aprovada, emenda pode baratear em 25% preço final.

Do G1, em São Paulo



Uma comissão especial formada por 18 deputados aprovou nesta quarta-feira (5) um parecer para o projeto de lei que oferece isenção total de impostos para a produção e comercialização de CDs e DVDs de música brasileira. O projeto de emenda constitucional - batizado de PEC da Música - deverá ser apreciado pela Câmara, em setembro, e em seguida pelo Senado.

De acordo com o deputado Otávio Leite (PSDB-RJ), se aprovada, a medida reduzirá em até 25% o preço final de CDs e DVDs para o consumidor. Além dos produtos físicos, o projeto de lei também pede isenção para fonogramas comercializados por celular e pela internet.

A proposta, segundo o deputado, visa "atualizar a Constituição ao que significa o mercado da música no século 21" e abrir "espaço para que a comercialização [de música] na internet possa evoluir de maneira formal".

Pela legislação atual, já gozam do mesmo benefício produtos culturais como livros e jornais. Para Leite, o fim do imposto representaria um "estímulo a lançamento de novos talentos" e permitiria que as gravadoras operassem com "mais competitividade".

Entre os artistas que apoiam a PEC da Música estão o vocalista da banda NxZero Di Ferrero, o cantor Jorge Vercilo, e os sertanejos Gian e Giovani e Sérgio Reis.


http://g1.globo.com/Noticias/Musica/0,,MUL1256247-7085,00.html

Monday, August 03, 2009

Projeto leva MPB para as escolas

Rede estadual do Rio terá aulas sobre ritmos tradicionais brasileiros

Roberta Pennafort | Estado de São Paulo

Noel Rosa dizia que "ninguém aprende samba no colégio". Mas a partir de 2010 alunos da rede estadual do Rio terão aulas não apenas sobre samba, como também choro, ritmos nordestinos, bossa nova e canções da chamada era dos festivais.

O projeto de ensinar história da MPB nas unidades da rede tem como meta enriquecer a cultura musical dos adolescentes, que ouvem quase exclusivamente funk.

Outro objetivo é relacionar o que é dito nas letras com conteúdos de disciplinas como história, língua portuguesa e literatura. "As marchinhas de carnaval eram crônicas de uma época, assim como as músicas de protesto podem ser usadas para falar da ditadura. Os jovens têm de saber que a música não nasceu com a Tati Quebra-Barraco", explica o pesquisador Ricardo Cravo Albin. O projeto foi desenvolvido por dois professores do Departamento de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Fred Góes e Flora de Paoli, sob coordenação do Instituto Cultural Cravo Albin, dedicado à preservação da memória da MPB.

A Secretaria Estadual da Educação não vai excluir o funk e o hip hop das aulas. Pelo contrário: recentemente, realizou um festival que teve como mote os 40 anos do funk carioca. Para 2010, a secretária, Tereza Porto, pretende agregar ao projeto um módulo sobre o gênero preferido da maioria do 1,5 milhão de estudantes, pertencentes às classes C, D e E.

"Os alunos não conhecem nada. Queremos resgatar a história da MPB. Para eles, é interessante saber, por exemplo, que o que o funk sofre hoje já aconteceu com a Chiquinha Gonzaga", diz a secretária, referindo-se ao preconceito vivido pela compositora na virada do século 20.

Está sendo investido pouco mais de R$ 1 milhão. As aulas serão disponibilizadas a alunos do ensino médio (e também aos do segundo segmento do ensino fundamental, conforme decisão dos diretores) e não farão parte do currículo obrigatório. Cada diretor de escola indicará dois professores para serem treinados pelo Instituto Cravo Albin, que fornecerá os kits com DVDs, CDs e cartazes.

Os alunos terão a oportunidade de descobrir artistas de papel fundamental na MPB, dos mais diferentes gêneros - Pixinguinha, Cartola, Luiz Gonzaga, Chico Buarque, Vinicius de Moraes, entre muitos outros - e de aprender como suas obras ajudaram na construção da identidade nacional. "A escola tem que voltar a ter ibope. O currículo é muito equivocado, precisa ser mais aderente à realidade do mundo", diz a secretária.

O projeto antecipa a aplicação da lei 11.769/2008, que insere o ensino de música na educação básica a partir de 2011. Várias redes estaduais e municipais já desenvolvem programas de educação musical. Em Franca (interior de São Paulo), há três anos todos os alunos do ensino infantil e fundamental assistem a uma aula de música por semana, dadas por
músicos.

Por: Roberta Pennafort | O Estado de São Paulo

http://bit.ly/6Uhs7